sexta-feira, 30 de abril de 2010
quinta-feira, 29 de abril de 2010
A Ilusão
"... e de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram. Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre." - Miguel Sousa Tavares -
quarta-feira, 28 de abril de 2010
O Exame e Jacques Tati
Na verdade o filme faz uma crítica ao mundo moderno e ao comportamento estúpido da civilização. TRAFIC entrou na Seleção de Melhores Filmes do Ano pela Associação de Críticos de Cinema de Nova York/1971, foi Convidado de Honra no Festival de Berlim/1971, levou Prêmios no Festival de Londres e de Valdotaise D'Or, na Itália/1972 e no Festival da Finlândia/1973.
Quando assisti a esse filme pela 1ª vez, acompanhada de um tio muito querido, acho que devia ter uns 10 anos. E lembro que me marcou muito, talvez seja por isso que sou tão apaixonada por filmes franceses. Só sinto por ainda não conhecer os outros filmes desse genial cineasta que foi Jacques Tati.
Considerado um dos gigantes do cimena francês, ao lado de Jean Renoir, Robert Bresson e François Truffaut. Foi um dos maiores cineastas cômicos franceses, dono de um estilo muito próprio, de um humor debochado, irônico.
Para saber mais dele: tativille.com
" A vida é engraçada, se dedicarmos tempo para observá-la." - Jacques Tati -