quinta-feira, 15 de julho de 2010

Coração Satânico

Depois de muuuuuuuitos anos consegui rever esse filme, que conta uma das histórias mais pertubadoras que já vi.

O maravilhoso diretor Alan Parker ("O Expresso da Meia-Noite") adaptou para o cinema o livro de William Hjortsberg, e em 1987 fomos brindados com um filme denso, estranho, macabro e com um final impressionante e surpreendente, mesmo para os dias de hoje.

Dizem que o livro é infinitamente melhor (sempre é, né?!) e se alguém souber onde comprar, por favor deixe a dica nos comentários, pois já andei procurando e tá difícil de achar.

Coração Satânico é ambientado numa Nova York da década de 50, mas com um visual sombrio e sujo, no melhor estilo das histórias noir, só que um noir em cores. O que já é suficientemente irresistível.


Temos um brilhante Mickey Rourke (Harry Angel) no papel de um fracassado detetive particular e o sensacional Robert De Niro (Louis Cyphre) como uma figura enigmática, de unhas enormes e um certo ar de superioridade.


O personagem de DeNiro contrata o tal detetive para que ele ache um cantor de jazz chamado Johnny Favorite, que está desaparecido. Durante as buscas, as pessoas que ele contata são assassinadas de modo estranho, levantando a suspeita de que há algum envolvimento com rituais satânicos.

A grande sacada do filme é a maneira com que o diretor conduz a narrativa. A gente descobre junto com o detetive o perturbador destino que ele inevitavelmente terá. A metáfora com o nome do personagem de DeNiro é sensacional!

Resumindo, é um ótimo suspense salpicado de um terror diabólico. A trama é bem elaborada e consegue surpreender sem ficar na enrolação.

2 comentários:

Alan Raspante disse...

Adoro Alan Parker e DeNiro e pelo visto o filme é muito bom!
Vou procurar ver este filme!!!!

Diana Carla disse...

parece ser um filme muito bom quando tiho irei procurar pra asssitir!

bjinhus...