terça-feira, 29 de junho de 2010

Studio 54

Cresci ouvindo do meu tio que a boate Studio 54 foi uma das melhores invenções dos anos 70, que ela revolucionou as noites de Nova Iorque. E que depois dela, o mundo inteiro tentou copiar mas nunca conseguiu chegar à sua essência.


No final dos anos 70, meu tio e mais 3 amigas foram tentar a vida em NY, foram com "a cara e a coragem" estudar dança. É claro que passaram por vários sufocos e nem por isso deixaram de se divertir. Já tinham tentado entrar na Studio 54 mas eram sempre barrados por Steve Rubell, simplesmente o cara idealizador daquela loucura toda!!


Ele realmente ficava na porta da boate dizendo quem poderia entrar ou não. Acho até que isso aumentou o fascínio do lugar, pois todos queriam poder passar pela temível corda de veludo vermelha. Prá ele não tinha essa se a pessoa era famosa ou não, se não fosse interessante aos olhos dele, barrava mesmo. E muitas celebridades foram preteridas em favor do mais interessante anônimo.



Então, numa noite de "última tentativa", meu tio vestiu uma calça branca e um blusão bem colorido, com uns desenhos de umas araras e gritou pro Rubell: "Eu sou do Brasil, deixa eu entrar!", e a resposta imediata foi: "Vem Carmen Miranda, pode entrar!".

O meu tio contou que aquela noite foi inesquecível. E a visão mais marcante foi a enorme lua aspirando pó de uma colher, que era toda em neon e ficava pendurada no teto, símbolo mor da lendária boate.

Ali ele viu de tudo e mais um pouco. Todas as tribos se misturavam, famosos, anônimos, ricos, pobres, gays, heteros, bissexuais, travestis, não existia nenhum pudor ou preconceito, era uma liberdade nunca antes sentida. Sexo e droga era a coisa mais comum de se ver na tal "arquibancada". Mas a pista de dança era mágica.





Vejamos quem caiu na esbórnia e foi feliz...


Disco Sally - aquela velhusca "mucho lôca" que arrasava na pista de dança, no auge dos seus 70 e poucos anos. No filme Studio 54 foi chamada de "Disco Dottie" e foi retratada como uma velhinha que cheirava muito e que acabou morrendo de overdose no meio da pista.




O Casal Prateado
Grace Jones e a tavesti Divine
Liza Minnelli e Mikhail Baryshnikov

Diana Ross, toda poderosa, na cabine do DJ


Bianca Jagger na noite em que chegou montada em um cavalo branco para comemorar o seu aniversário. Atentem para o rapaz completamente nu.
Os habitués Andy Warhol, Bianca Jagger, Liza Minnelli, Michael Jackson, Woody Allen
Até o Rei Pelé "deu uma pinta" por lá

Mick Jagger e Jerry Hall
Mas essa ferveção acabou no final dos anos 70 quando os proprietários, Steve Rubell e Ian Schrader, foram presos por sonegação de impostos e envolvimento com tráfico de drogas. No porão do clube foram encontrados sacos e mais sacos cheios de dinheiro, cocaína e notas fiscais escondidas.
Em fevereiro de 1980, o Studio 54 fechava suas portas e a festa de despedida foi ao som de "New York, New York" na voz de Liza Minnelli.

5 comentários:

Gian Le Fou disse...

Que postagem linda! Pq eu não tava lá com seu tio e mais os outros brasileiros, hein? hahaha

Beijos!

Campari Joy disse...

Adorei e linkei seu post lá no meu blog! ,D

Anônimo disse...

como queria ter vivido essa época...ido a esse lugar e curtido loucamente... otimo post!!! dave onassis

Ana Pe disse...

Pois é Dave, eu também... mas nos anos 90 pude matar a minha vontade, pois vivi toda a loucura da boate mais "moderninha" do Rio de Janeiro, o lugar se chamava "Dr.Smith"...

leandrinho disse...

Eu conheci as historias desse lugar
quando vi o filme no intercine uma vez...alias se alguem quiser dar uma conferida tai o link pra baixar o proprio!

http://megaupload.com/?d=GSW6TNUA