quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bettie Page - A Rainha das Pin Ups

Bettie Page sempre me fascinou por sua beleza transbordante e principalmente por ter chocado a sociedade americana altamente hipócrita, já que na verdade eram consumidores vorazes de suas fotos.

Tais fotos, feitas em 1947, eram inicialmente de biquini e lingerie sexy. O sucesso foi quase que imediato, ganhando rapidamente as paredes dos quartos dos adolescentes, enfeitando as oficinas mecânicas, habitando as barracas militares. Todos, sem exceção, adoravam Bettie Page, que eternizou a famosa franja, os biquinis e tangas.

A partir de 1950, ela passou a ser a modelo mais fotografada do mundo e, em janeiro de 1955, no auge de sua carreira, posou para a PLAYBOY, disparando sua popularidade. No mesmo ano, recebe das mãos de Hugh Hefner o título de "Miss PinUp Girl of The World".



Apenas os fotógrafos Irving Klaw e Bunny Yeager, imortalizariam a Pin Up Bettie Page. O estilo de suas fotos passou a ser "muito picante" para os moldes da época. Ela passou a ser vista com saltos altíssimos, espartilhos, sutiãs pontudos, chicote na mão, algemada, amarrada, amordaçada. Divulgando assim, a prática do Bondage, que é um tipo de fetiche, geralmente relacionado ao sadomasoquismo, onde a principal fonte de prazer consiste em amarrar e imobilizar seu parceiro ou a pessoa envolvida.

Se é verdade ou não, não se sabe, mas dizem que quando ela resolveu posar para Klaw, aceitou a cláusula que afirmava que o pagamento só seria disponível mediante poses de Bondage.



Foi aí então que os conservadores de plantão resolveram parar de "engravidar azulejo" e, imagino eu que, também a mulherada da época deva ter colocado uma pressão forte com aquele blá blá blá da moral e bons costumes, bem típico dos anos 50.

O fato é que, diante de tanto estardalhaço, um grupo de senadores americanos resolveu investigar o que consideravam ser um componente pornográfico das imagens. O então Presidente do Senado, Carey Estes Kefauver, contrário às fotografias de Irving Klaw, pela apologia ao sadomasoquismo, intimou a própria Bettie a comparecer diante de um comitê do Senado para explicar as fotos em que aparecia. Mas acabou sendo dispensada, não precisando depor, e por ordem desse comitê, os negativos das cópias de muitas de suas fotos foram destruídos.

Em 1958, ainda no ápice de sua carreira, Page casa-se pela 2ª vez, agora com Armand Walterson e simplesmente desaparece da vida pública.

O que se sabe é que após seu casamento, Bettie tornou-se uma religiosa devotada, daquelas bem fervorosas, lutou contra uma depressão, passou por um divórcio doloroso e no início dos anos 90, após ficar internada num hospital psiquiátrico na Califórnia, foi diagnosticada como paranóica esquizofrênica.

Ainda na década de 90, ela voltou à cena ao conceder algumas entrevistas, nas quais se recusava a ser fotografada, pois queria preservar sua imagem mítica.

"Quero ser lembrada como fui quando era jovem, nos meus tempos dourados... quero ser lembrada como a mulher que mudou a perspectiva das pessoas a respeito da nudez em sua forma natural."

"Nunca me arrependi ou senti vergonha de minha carreira. Para mim, as fotos eram uma diversão inofensiva."

A última vez em que se deixou fotografar foi em 2003 ao lado de Hugh Hefner, na festa de comemoração de 50 anos da revista PLAYBOY.

Bettie Page, símbolo sexual dos anos 50 e rainha das Pin Ups, morreu aos 85 anos, em dezembro 2008.












































2 comentários:

Pandora disse...

Ela era linda, muito fofa!!! Os meninos deviam ficar doidos... É parte de um retrato de uma época!!!

Anônimo disse...

Today is virtuous ill, isn't it?