domingo, 26 de julho de 2009

Décadance avec élegance

Acabei de ver o filme GREY GARDENS, baseado no documentário de 1975 dos irmãos Maysles. O filme conta, entre 1936 e 1976, no melhor estilo "décadance avec élegance", a vida de Edith e Edie Bouvier Beale e de como elas foram perdendo o contato com a realidade na medida em que viram sua riqueza, status e realizações pessoais diminuirem.
O estilo de vida delas, que viveram por mais de 20 anos em total isolamento, ganhou as páginas da National Enquirer e New York Magazine, quando o Departamento de Inspeção Sanitária de Nova York tentou expulsar mãe, filha e seus muuuuuuitos gatos de uma mansão em ruínas no balneário de luxo de East Hampton, por total falta de condições de higiene. Elas eram simplesmente tia e prima de Jacqueline Kennedy, e por isso mesmo, amplamente explorado pela imprensa.
Edie, representada m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-m-e-n-t-e por Drew Barrymore, é uma figura ímpar, com a sua educação refinada, seu extravagante modo de vestir, com suas ótimas tiradas literárias e, apesar dos pesares, sem nunca perder a esperença de realizar seus sonhos, mesmo vivendo uma relação de dependência emocional com sua mãe, numa magistral representação de Jessica Lange, como Edith ou Big Edie.
Enfim, no meio desse drama pessoal e familiar, a lição que fica é sobre termos uma segunda chance, de não perdermos a esperança !!!


... na década de 40...


... na década de 70 ...


... as verdadeiras ...

... o documentário de 75...


... Edie aos 60 e poucos anos, no cartaz do seu show... concretização de um sonho...



... e aqui dá pra ver os videos das verdadeiras protagonistas de Grey Gardens...

Nenhum comentário: