sábado, 27 de novembro de 2010

Lugares para conhecer antes de morrer #01

Ler é muito bom. Mas eu só fui gostar mesmo, já adolescente. Porque, até então, era aquela coisa meio que por obrigação, por conta de colégio e tal.

E o gosto pela leitura acontece quando de alguma maneira nos deixa uma marca. Foi o que aconteceu quando eu li "As Brumas de Avalon". Desde então, eu passei a ler todos os gêneros. Um dos grandes prazeres que tenho é ficar horas numa livraria, mexendo e folheando tudo quanto é livro. Me deixar solta, com dinheiro, num lugar desses, é com certeza decretar a minha falência!

E para iniciar essa série, eu escolhi a Livraria Lello & Irmão, que fica no Porto, na Rua das Carmelitas nº 144 - Portugal.



Em estilo neo gótico, sua beleza arquitetônica é deslumbrante. Com uma belíssima fachada, o destaque fica para a pintura de José Bielman, onde, ao lado das janelas, duas figuras que se destacam, simbolizando a Arte e a outra a Ciência.

Ela foi inaugurada em 13 de janeiro de 1906, e provocou grande sensação nos meios cultos dos quatro cantos do mundo.


A Livraria contém cerca de 120 mil títulos de autores nacionais e internacionais à disposição dos leitores, tem uma seção de revistas, uma de música e uma de livros antigos. E ainda dispõe de um espaço de galeria de arte e de tertúlia (amo essa palavra, acho tão digna) entre intelectuais.

Não há como não se impressionar com o teto e a escada circular de madeira...



... mesmo com toda a modernidade dos dias de hoje, esse lugar incrível manteve os seus traços originais, permitindo que se respire a sua cultura. Tanto que, a Livraria foi considerada por Sean Dodson, crítico do diário britânico The Guardian, a 3ª mais bela livraria do mundo, tendo sido descrita como divina.


E eu ainda vou conhecer esse lugar!!!!

4 comentários:

Lara Mello disse...

Muito linda mesmo! Acho que me acabaria! Bju

Gisa disse...

Oi Ana!
Comungo contigo do gosto pela leitura. Também adorei as "Brumas de Avalon" e igualmente quero ir a este templo da literatura. Um grande bj e um ótimo sábado para ti

mjosie disse...

Essa Livraria ainda tem uma Editora também chamada de Lello e que detém os direitos dos livros do José Saramago, que lançou no Brasil há muitos anos atrás, uma enciclópédia luso-brasileira chamada LELLO UNIVERSAL e que competia com a BARSA e a BRITÂNICA. Como nessa época não havia Internet para se fazer pesquisas para o colégio, as grandes fontes eram essas 3 enciclopédias que tinham tudo o se que precisava para fazer um bom trabalho. Nem seu se ainda existe no Brasil (fiquei com preguiça de procurar) mas sei que ainda é uma força em Portugal

Roderick Verden disse...

Falando em enciclopédia, tínhamos em casa a Barsa e a Mirador. Essa é bem melhor e mais completa q aquela. Depois da morte da minha mãe, há dois anos atrás, o calhorda do meu 'padastro' ficou com a Mirador, deixando pra mim a Barsa. E as enciclopédias foram compradas nos anos 70 ou 80, bem antes, quase trinta anos antes do canalha aparecer em nossas vidas.