segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ed.Dakota x Ed.Seabra

Embora para a maioria das pessoas, o Edifício Dakota seja lembrado sempre pelo assassinato do John Lennon, para mim, pelo menos, a primeira lembrança que me vem à cabeça é o filme "O Bebê de Rosemary".

O Dakota foi construído entre 1880 e 1884. Edward Clark, presidente da Singer Sewing Machine Company (a maquina de costura), encomendou o projeto ao arquiteto Henry Janeway Hardenbergh, que também desenhou o Plaza Hotel.

De acordo com a lenda popular, o edifício levou o nome de Dakota porque o local onde foi construído, 72nd Street e Central Park West, era escassamente habitado e considerado tão longe quanto o território de Dakota.


Ele foi construído no formato de um quadrado ao redor de um pátio central. O pátio é acessível pela passagem em arco na entrada principal, para que carruagens puxadas a cavalo pudessem atravessar deixando seus passageiros desembarcar protegidos do tempo.





Ele possui 65 apartamentos e nenhum é igual ao outro no quesito tamanho, e o pé direito é de aproximadamente 3 a 4 mestros.

Em 1976 foi declarado Patrimônio Histórico Nacional.

Desde a sua inauguração atraiu ricos e famosos. E as celebridades que já moraram por lá foram: Judy Garland, Boris Karloff, Lauren Bacall, Paul Simon entre outros. E também teve gente barrada, como Madonna e Mariah Carey.



E nós, brazucas, temos a nossa versão do Dakota. É o Edifício Seabra, um prédio cinza-escuro, quase preto, localizado na Praia do Flamengo, aqui no Rio de Janeiro.



Ele foi construído na década de 30, encomendado pelo Comendador português Gervásio Seabra, que trouxe da Itália o arquiteto Mário Vodret (criador do Solar dos Lage, localizado no Parque Lage). A ideia veio de um castelo da Toscana pelo qual o comendador se apaixonara e o arquiteto teve total liberdade de criação tanto fora quanto dentro do prédio.

O prédio tem 4 apartamentos por andar, o chão da portaria é de mármore com vários desenhos diferentes, as paredes são pintadas à óleo de baleia e, um imenso lustre de ferro coroa a obra. Na foto abaixo, a entrada principal.



O Seabra foi o segundo edifício a ser construído na Praia do Flamengo. O comendador e seua esposa, Dna.Assunta, moravam nos 3 últimos andares, que tem 800m² cada. O acesso ao apartamento é feito por uma portaria particular com um elevador privativo.


O Seabra e toda a sua magnitude na Praia do Flamengo.



Um comentário:

mjosie disse...

Cada um no seu contexto, os dois são o máximo. O SEABRA eu conheço bem, por ter morado durante muitos anos há 200mt dele, passando sempre pela sua calçada. São duas obras de arquitetura fantásticas. O SEABRA também foi tombado pelo nosso Patrimônio Histórico. Os dois merecem. Pena o DAKOTA ter sido manchado de sangue pelo assassinato do John Lennon.