domingo, 12 de julho de 2009

Frida Kahlo

A 1ª vez que ouvi falar dela foi sobre os seus "bigodes", o seu famoso buço. Vamos combinar que nenhuma mulher merece ter que depilar o buço, aliás, qual a função de termos um buço?????

Isso deve ter sido no final dos anos 80, inicio dos 90, e eu tinha uma professora que tinha um bigode horroroso, e toda vez que ela entrava na sala alguém gritava "raspa esse bigode de gato !!!", era uma gargalhada geral. Até que um dia ela se emputeceu e começou um discurso, dando uma lição de moral e em algum momento ela citou a Frida Kahlo. Achei aquele nome tão bacana, tão sonoro, tão vibrante, que fui pesquisar essa mulher, e também é claro porque estava curiosa em ver uma foto que mostrasse o tal do buço.

Bom, daí em diante me apaixonei por essa artista. Também fiquei fascinada pela historia de vida dela, pela garra dessa mulher que aos 18 anos teve a coluna partida em 3 pontos, a perna em outros 11, o pé esmagado, a bacia rompida, e ainda uma barra de ferro atravessou o abdomen e saiu pela vagina, tá bom pra você?! também teve poliomelite, e além de tudo isso, em pleno final dos anos 20, eu disse anos 20 !!!!, vivia um casamento mega tulmultuado com o artista Diego Rivera, que aceitava tranquilamente sua bissexualidade. Acho que ele aceitou tanto, que deve ter achado normalíssimo ter um caso com sua cunhada, fora os outros tantos casos extraconjugais... nossa, era um furduncio só !!!!

Em 2002 foi lançado um filme sobre a vida dela, ganhador de 2 Oscars. No elenco estavam Salma Hayek (Frida Kahlo), Alfred Molina (Diego Rivera), Geoffrey Rush (Leon Trotsky), Ashley Judd (Tina Modotti), Antonio Banderas (David Alfaro Siqueiros), Edward Norton (Nelson Rockfeller), entre outros. Uma das curiosidades dessa produção foi que Jennifer Lopez e Madonna estiveram cotadas para interpretar Frida Kahlo, e uma das canções da Trilha Sonora do filme, "Burn It Blue", é cantada por Caetano Veloso e Lilá Brown.


Eis algumas fotos desses personagens tão pitorescos:


o excêntrico casal Diego Rivera e Frida Kahlo


A casa onde Frida viveu e atual museu ...


Um dos lindos trabalhos dela...


O cartaz e cenas do filme lançado em 2002...

Nenhum comentário: